Houve alguns momentos de descontração, abrilhantados pelas orquestras de: Violinos e Flautas da Escola Municipal Nestor Marinho.






Valorizando a criança e o adolescente
A Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com a coordenadora dos Projetos Sociais do Município promoveram um dia de festa em comemoração ao “Dia da Criança”.
O evento contou com a presença do Prefeito, a Primeira Dama, o Secretário de Educação, a Secretária de Saúde, a Secretária de Assistência Social, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, dentre outras autoridades.
Aconteceram várias apresentações culturais de escolas municipais, o PETI, o grupo de Teatro do agente jovem, o grupo de teatro dos agentes de Saúde entre outras atrações, tais como: palhaços e os mamulengos da UNICEF que encantaram a garotada. Foram vários brindes, lancheiras, picolés, pipocas e algodão doce, etc.
O evento aconteceu no Ginásio de Esportes “Geovana Targino” e atraiu um grande público, foram momentos de alegrias e descontração para a criançada e demais público presente.
A articuladora do Selo UNICEF, juntamente com o grupo de teatro “Arte Viva” com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Nova Cruz, realizou o I Encontro Municipal de Adolescentes nos dias 06 e 07 de outubro na Escola Municipal Nestor Marinho com um público de aproximadamente 350 jovens de Escolas Públicas e Privadas e Projetos Sociais do município além de grupos representativos de adolescentes de cidades circunvizinhas.
Contamos com a presença de autoridades Civis e militares, Secretários Municipais desse município e cidades vizinhas, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Representantes de Igrejas Católicas e Evangélicas, Diretores de Escolas públicas e privadas, professores, representantes de várias Instituições dentre outros.
O evento teve como objetivo desenvolver políticas públicas voltadas para o adolescente para que possam compreender questões que envolvem problemas sociais, podendo dividir as responsabilidades, firmando com os jovens ações e assim estabelecer metas para um maior aproveitamento na sociedade, de modo que venha facilitar o estreitamento entre professor, aluno, comunidade e Sociedade em Geral e, reconhecer a voz positivamente ativa e participativa dos adolescentes.Iniciou-se com a palavra de autoridades presentes nas quais enalteceu a importância do adolescente na participação das políticas públicas.
Em seguida foram desenvolvidas oficinas culturais com os temas: Dança, Teatro, Música e vocal, Capoeira e Doshi-tshu.
Levando a despertar um entendimento maior diante os discursos. Percebeu-se que teve grande relevância nesse trabalho. Ainda no primeiro dia teve inicio oficinas de GDS os (grupos de discussões) nos temas: Meio Ambiente, Gênero, Violência na juventude, Arte Educação e Desenvolvimento Sustentável, seguido por uma plenária com o grande grupo para um debate direto entre adolescente e autoridades conhecedores dos conteúdos desenvolvidos.Continuando na noite com apresentações culturais e um momento festeiro para a equipe participante do evento.
No dia seguinte tiveram início as atividades com um momento de relaxamento coordenado por um grupo de jovens. Em seguida retomaram-se as atividades voltando os temas que foram discutidos nos grupos de GDS (grupo de discussão), elaboraram-se Cartas, projetos e sugestões que serão apresentada por uma comissão a Câmara de vereadores desse município para questionamento que possa envolver os adolescentes no desempenho e a busca pelas ações que envolva as políticas públicas voltadas para os jovens.
No entanto, aconteceram várias apresentações culturais, encerrando com os agradecimentos.